Em meados de Janeiro, a Câmara Municipal de Mafra celebrou um contrato que tem como objectivo a respectiva elaboração com a B+Formação e Consultoria, Lda., entidade seleccionada na sequência dum procedimento de consulta prévia.
No Contrato nº 22/2021 pode ler-se que o “prazo previsto para a execução do objecto contratual é de até 11 (onze) meses, após a sua outorga, devendo o estudo referente ao Diagnóstico de Sustentabilidade, correspondente à Fase 1 do projecto, estar concluído até ao dia 31 de Janeiro de 2021” – estando já concluído o diagnóstico e análise, a B+Formação e Consultoria, Lda. procederá a partir de agora à auscultação de diversos stakeholders nacionais e internacionais, num processo alargado e participado.

Tendo este contrato sido celebrado a 13 de Janeiro, o Plano de Sustentabilidade deverá ser apresentado até ao final de 2021, ano em que a Reserva Mundial de Surf (consagrada a 14 de Outubro de 2011) celebra o seu 10º aniversário.
Esta efeméride será comemorada ao longo de um ano com uma série de iniciativas desenvolvidas pelo Ericeira Surf Clube, cujo projecto EriceiraWSR+10 foi aprovado (e parcialmente financiado) pela Comissão Europeia, em sequência duma candidatura apresentada no âmbito do programa Erasmus+ Sport2020.
Após o Regulamento do Conselho Municipal de Gestão e o Plano de Gestão para a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, este será mais um instrumento de grande importância para o futuro da única WSR do continente europeu.
Para a Câmara Municipal de Mafra o Plano de Sustentabilidade da Reserva Mundial de Surf da Ericeira constitui, também, um documento estratégico no âmbito do processo de certificação deste município como Destino Sustentável, iniciativa que está em fase final de conclusão.