O Ericeira Surf Clube (ESC) vai realizar a cerimónia de encerramento do EWSR+10, projecto comemorativo do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira – RMSE, no dia 24 de Fevereiro (Quinta-feira) na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva.
De acordo com o ESC, este evento “tem como objectivo apresentar as atividades desenvolvidas, os seus outputs e os resultados atingidos”. Entre os diversos momentos altos previstos para a iniciativa destaque-se a apresentação do estudo sobre o impacto da RMSE nos últimos 10 anos, trabalho coordenado por Juanma Murua (especialista na gestão de cidades e territórios) e que contou com a participação da Qantara Sports, Universidade da Beira Interior, Universidade de Lérida, de Barcelona e do Ericeira Surf Clube.
o momento mais aguardado será a apresentação por parte de Juanma Murua do estudo sobre o impacto da Reserva Mundial de Surf da Ericeira nos últimos 10 anos
O promotor do evento antecipa ainda que “serão, também, apresentadas algumas prioridades e linhas de orientação estratégica para o futuro decorrentes dos resultados do projecto Ericeira WSR+10, que contou com a participação e contributos de organizações pertencentes a 12 países europeus, designadamente clubes e federações desportivas, a academia, autarquias, Organizações Não Governamentais, empresas e marcas de Surfing, bem como vários departamentos do Estado, o Parlamento Europeu e a COP 26.”
Esta iniciativa, que será realizada da parte da tarde, vai desenrolar-se em vários momentos distintos, incluindo intervenções de entidades públicas, apresentações e ainda um painel de reflexão.
As portas da Casa de Cultura da Ericeira, bem no centro desta vila, vão abrir-se pelas 14 horas e a cerimónia terminará para lá das 18 horas. A iniciativa voltará a ser realizada num formato misto, entre o presencial e o digital, com transmissão via web na rede de social media do Ericeira Surf Clube e da Mafra TV.
Após os momentos iniciais de acolhimento e boas vindas, com apresentação da sessão de trabalho por parte de Miguel Toscano (Director da Área de Inovação e Redes Colaborativas do ESC), seguir-se-á uma intervenção online daquela que é carinhosamente considerada a “madrinha” do EWSR+10, Maria Graça Carvalho: a Eurodeputada e Vice-Presidente da Comissão de Pescas discorrerá sobre “A Perspectiva Europeia para a Nova Economia Azul – Prioridades, iniciativas e objectivos 2030”.
O bloco de apresentações arrancará com Pedro Bicudo (Presidente da SOS – Salvem o Surf e membro do vision council das Reservas Mundiais de Surf), que procederá a uma apresentação sobre “A visão das associações surfistas sobre a RMSE”.
Seguidamente, será a vez de reentrar em acção Miguel Toscano, que fará uma apresentação dos resultados do projecto europeu Ericeira WSR+10 com “Olhos no Futuro”.
painel de reflexão por parte do Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE promete uma interessante troca de ideias
Ainda antes dum Surf Break, Luís Bernardes (Direcção do Departamento de Sustentabilidade do ESC) irá apresentar o curso de Formação EWSR+10: Surfing e Sustentabilidade.
Aquele que será certamente o momento mais aguardado da tarde chegará pelas 16 horas, com a apresentação por parte de Juanma Murua do estudo sobre o impacto da Reserva Mundial de Surf da Ericeira nos últimos 10 anos, intervenção que logo depois dará azo a um painel de reflexão por parte do Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE, composto por Miguel Barata de Almeida (Presidente do ESC), Pedro Bicudo (Presidente da SOS – Salvem o Surf), Tiago Matos (Presidente da Associação dos Amigos da Baía dos Coxos), Pedro do Carmo Silva (Vereador da Câmara Municipal de Mafra) e ainda o próprio coordenador do estudo, Juanma Murua, da Murua Consulting – este painel, que promete uma interessante troca de ideias, será moderado pelo jornalista Miguel Pedreira.
Após novo Surf Break, caberá a Miguel Barata de Almeida (Presidente do Ericeira Surf Clube) realizar o encerramento simbólico do projecto EWSR+10, que deu importantes contributos para um futuro mais sustentável da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
Para o final ficarão reservadas as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, e do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que dará ao EWSR+10 a honra de fechar esta cerimónia.
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objectivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respectivas paisagens e ecossistemas. As entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.
O Ericeira WSR+10 é um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra.
Todas as informações relevantes sobre o Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, no site oficial do evento e nas respectivas redes sociais.
O Ericeira WSR+10 conta com o apoio da Fonte Viva, Açai Native e Matadouro Beach Bar, bem como a divulgação dos seguintes Media Partners: Antena 1, Fuel TV, Visão, Beachcam, SurfTotal, Vert, SurfZine, Mafra TV, Rádio do Concelho de Mafra, O Carrihão, AZUL – Ericeira Mag e O Ericeira.