ERICEIRA SURF CLUBE

ERICEIRA
PORTUGAL

O Ericeira Surf Clube deu os primeiros passos em 1992, através de uma Comissão Instaladora, formalizando a sua constituição como uma Associação Desportiva sem fins lucrativos, a 23 de Setembro de 1993. Tem como principais objetivos formar, promover, participar, divulgar e organizar eventos de Surfing, designadamente Surf, Bodyboard, Stand Up Paddle, Skimboard, Longboard, Skate, Bodysurf, Kayaksurf, Waveski, Kneeboard, Kitesurf, Tow-In, Windsurf ou Remada.

Desenvolve a sua actividade de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável, apoiando, executando e patrocinando programas, iniciativas e acções nos seguintes domínios: Desporto; Investigação científica e inovação; Educação e cidadania; Qualificação e formação profissional; Saúde e bem-estar; Empreendorismo e emprego; Segurança e assistência social; Cultura e desenvolvimento das artes; Ambiente e sustentabilidade; Património natural, histórico, arquitetónico e urbanístico; Mecenato e filantropia ou Cooperação e internacionalização.

Nos primeiros anos houve um primeiro foco na organização e sustentação do Circuito Inter-Sócios, nas modalidades de Surf e Bodyboard, constituído por 3/4 etapas, abrangendo vários escalões etários; na participação em competições regionais e nacionais inter-clubes; na formação de técnicos e juízes; na organização e co-organização de etapas do Circuito Europeu de Surf (EPSA), de etapas dos Circuitos Nacionais de surf, bodyboard e longboard e na criação da 1ª Escola de Surf e Bodyboard da Ericeira, fomentando a prática destas modalidades através de parcerias nas escolas secundárias e, nos últimos anos, no crescente número de surfistas que, ano após ano, se têm multiplicado na procura da Ericeira para desfrutarem das suas ondas mundialmente conhecidas.

Na década seguinte cimentou a sua participação em muitas actividades, destacando a melhoria da estrutura organizativa vindo a estar sempre presente na co-organização de várias etapas dos Circuitos Nacionais, Pro-Junior e Mundiais de Surf e Billabong Girls. De cariz social, organizou 2 Bienais de Surf com os temas “A História do Surf” e “As Escolas”, proporcionou o baptismo de Surf a alunos de escolas primárias da região, a actores de telenovelas que foram gravadas na Ericeira, esteve representado na Nauticampo e na Feira Internacional de O’Leron, França.

 

Na última década, a Ericeira transformou-se numa verdadeira World Surf City. Milhares os surfistas que vêm surfar as nossas ondas – para muitos a costa da Ericeira tem a melhor e maior concentração qualidade de ondas na Europa, muitas empresas ligadas ao ramo têm-se estabelecido por cá e aberto novos negócios, o número de Surf Shops e produtores de pranchas também cresceu. No entanto, o maior crescimento foi de Alojamentos Locais, específicos para receberem surfistas e de Escolas de Surf. O Surfing passou a ser o principal motor económico da Ericeira.

Foi a reconhecida qualidade das nossas ondas, o apoio e empenho da comunidade e poder público local que motivaram em 2011, a atribuição, pela organização norte-americana, Save The Waves Coalition, do Galardão de “Ericeira World Surfing Reserve”, onde 4 km de costa e 7 das suas ondas passam a ser mundialmente reconhecidos e merecedores de uma atenção e proteção ainda maior. A celebração dos 10 anos da atribuição deste Galardão foi a base para que o nosso Clube candidatasse e visse aprovado o Projecto ERICEIRA WSR + 10, pelo Programa Erasmus + Sport da Comissão Europeia. 

Em termos competitivos e eventos, continuamos a apostar nos Circuitos Intersócios de Surf e Bodyboard, procurando realizar as suas etapas quando as condições climatéricas e de mar são mais favoráveis, passámos a ser consistentes na participação na Taça de Portugal de Surfing, culminando com a sua organização em 2018 e 2019, em que se bateram todos os recordes de presenças de Clubes e Atletas.

Somos também os actuais Bi-Campeões Absolutos e na modalidade de Surf, para além de diversos dos nossos Atletas serem também campeões a nível individual. Apostámos também na organização de etapas dos Circuitos Nacionais de Bodyboard Open e Esperanças, Longboard, SUP Wave, Skimboard ou Waveski. Desde 2014 que temos também promovido uma das finais nacionais do Circuito Nacional de Surf Esperanças, com especial incidência nos SUB 18, onde vários dos nossos Atletas têm obtido títulos nacionais. 

Promovemos também 7 edições seguidas do Austrian Champs entre 2013 e 2019 e o 1º Campeonato de Surf do Afeganistão.

A nossa Escola de Formação tem actualmente cerca de 50 alunos sempre acompanhados por técnicos certificados. Disponibilizamos pranchas, fatos e demais equipamentos. Procuramos partilhar boas emoções, incentivar os jovens alunos, acompanhar e melhorar o seu desenvolvimento e desempenho no mar, procurando também participar na sua formação e valorização pessoal. Apoiamos também diversos projectos de treinadores de competição. A Escola tem também sido a base para aplicação, com o reconhecido sucesso, de vários programas sociais – Surfing4Family, Surfing4Inclusion, Surfing4All, Surfing4Citizenship, Surf2Win. 

Nos últimos anos tivemos alguns prémios nesta área, como Melhor Ideia, através do Projecto “Surfing4Citizenship”, no Programa 50 por 50 do Alto Comissariado das Migrações e em 2020 vencemos o Prémio Capacitar, atribuído pelo Banco BPI/Fundação La Caixa.

Nos últimos anos temos sido o Clube em Portugal com mais atletas inscritos na Federação Portuguesa de Surf.Institucionalmente, temos marcado presença nas reuniões mundiais das World Surf Cities Network; somos membros dos Conselhos Municipais do Turismo e da Reserva Mundial de Surf, guardiões da Reserva Mundial de Surf da Ericeira e presentes em diversas reuniões e debates sobre a temática do surfing. Socialmente estes últimos anos têm sido bastante importante pois temos estado a desenvolver candidaturas e projectos no sentido de nos re-equiparmos para desenvolvermos projectos de formação, educação, inclusivos e seniores. Estamos também envolvidos enquanto parceiros estratégicos no desenvolvimento de uma nova metodologia de ensino no percurso educacional do 2º ciclo, num programa para pessoas com deficiência.

A nível individual, os nossos atletas o expoente máximo é naturalmente o Tiago Pires. Considerado por todos como o melhor surfista Português de todos os tempos, que conseguiu ao longo dos 7 anos de World Tour, “colar” autenticamente toda uma comunidade surfista aos ecrãs dos computadores a assistirem ao vivo os seus desempenhos, tendo também sido campeão Nacional em todos os escalões de Esperanças, campeão Europeu Junior e vice- campeão Mundial Junior, vencedor de várias etapas do WQS e da Liga Pro. Outros como o José Gregório, Amílcar Lourenço, Miguel Fortes, Tomás Fernandes, Pedro Tavares, Filipe Valadão, Ana Sarmento, Rui Henriques, Carina Duarte, Henrique Pyrrait, Pedro Rua, Martim Carrasco, Afonso Antunes, Kika Veselko, Concha Balsemão, Francisco Queimado ou Gabriel Ribeiro no Surf, Tiago Ventura, Filipa Mansura, Filipe Henriques, Filipe Raposo, Nuno Silva, Paulo Reis, Sérgio Reis, Marta Leitão, André Alves, João Guedes, Filipa Broeiro, Mauro Bandeiras ou Mafalda Martinho no Bodyboard; o Gustavo Froufe, Manuela Gonçalves, a Filipa e Sebastião Tavares no Longboard, ou os irmãos Abrantes no Skimboard têm vindo a marcar a história do surfing na Ericeira. Destacamos também a elevada e reconhecida qualidade nacional e internacional dos nossos Juízes, em que se destacam o Michel Amaro, Nuno Trigo e Kika Mata.

Momentos marcantes nos primeiros anos do Surfing na Ericeira

  • 1968 – 1ª Filmagem de surfistas no mar da Ericeira – Praia dos Pescadores
  • 1977 – 1º Campeonato de Portugal, Ribeira d’Ilhas
  • 1985 – 1º Campeonato local de Surf e Bodyboard, Moita
  • 1986 – 1º Campeonato de Portugal de Bodyboard, Ribeira d’Ilhas;
  • 1989 – 1º Campeonato de Ondas Grandes, nos Coxos
  • 1989 – 1º Campeonato do Mundo ASP, em Ribeira d’Ilhas
  • 1990 – 2º Campeonato do Mundo ASP, em Ribeira d’Ilhas
  • 1993 – Etapa do Circuito Europeu de Surf (EPSA)
  • 1993 – Etapa do Circuito Europeu de Bodyboard Profissional
  • 1995 – O Ericeira Surf Clube inaugura a sua Escola de Formação –a 1ª na Ericeira

GALERIA

notícias