
Publicado o Estudo sobre o impacto da Reserva Mundial de Surf da Ericeira
Publicado o Estudo sobre o impacto da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
As Recomendações para as outras Reservas e World Surf Cities também já se
encontram disponíveis
Fotografia: Henrique Casinhas
Fotografia: Henrique Casinhas
Para celebrar o 10° aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (RMSE) serão desenvolvidas diversas acções estruturantes para a região da Ericeira, do concelho de Mafra, e para Portugal.
A RMSE (ou EWSR, em inglês – Ericeira World Surfing Reserve) faz 10 anos a 14 de Outubro de 2021. Para comemorar esta importante efeméride, o evento Ericeira WSR+10 irá desenrolar-se ao longo de vários meses e incluirá iniciativas multidisciplinares, de conferências a formações, passando por estudos científicos e workshops, promovendo a sustentabilidade através do surf.
Este projecto tem como objetivo geral promover a saúde através da prática de desportos sustentáveis nas comunidades, por via da sensibilização para a importância dos desportos ao ar livre no âmbito de uma comunidade ambientalmente sustentável.
O evento terá alguns dos seus momentos mais marcantes entre os dias 11 e 17 de Outubro de 2021, com um evento que contará com a presença de 11 comitivas que trarão à Ericeira cerca de duzentos representantes vindos de dez países, entre os parceiros europeus envolvidos, e um Estudo do Impacto da Reserva na Ericeira ao longo dos últimos 10 anos.
O apoio financeiro da Comissão Europeia (que é o financiador principal do projecto, com 80% do valor total) é complementado pelo apoio do município de Mafra, parceiro responsável por uma contribuição de 20% das verbas.
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou o programa das World Surfing Reserves com o objectivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de quatro quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respectivas paisagens e ecossistemas.
Ericeira World Surfing Reserve+10
Dar a conhecer a realidade da primeira Reserva Mundial de Surf da Europa, a Ericeira, desde que foi consagrada pela Save the Waves Coalition – organização internacional que criou o programa das World Surfing Reserves -, utilizando-a como caso de estudo para apoiar a formação a realizar durante o evento principal do Ericeira WSR+10 e contribuir para a sustentabilidade de outras World Surf Cities e Reservas Mundiais de Surf.
Visa a sensibilização para a sustentabilidade através do desporto ao ar livre como via para o desenvolvimento de uma comunidade sustentável na Ericeira, assente em duas vertentes: sensibilização para a sustentabilidade e para a prática de atividade física promotora da saúde. Ambas estão interligadas por parâmetros inclusivos, como educação, saúde e outros valores, sendo que a consciencialização e a educação geram conhecimento.
O surf é uma actividade desportiva que assenta no ideal duma experiência saudável em comunhão absoluta com elementos da natureza que potenciam os efeitos da actividade física, promovendo o bem-estar da mente e do corpo. O surf depende da Natureza para existir e o Ericeira WSR+10 pretende usá-lo como base para o desenvolvimento sustentável.
Uma rede de cooperação entre cidades onde existe uma estratégia para desenvolver o surf como atividade sustentável geradora de riqueza.
A Save The Waves Coalition (STW) é uma organização internacional sem fins lucrativos que atribui os galardões de Reserva Mundial de Surf, trabalhando em aliança com organizações afins, dedicadas a proteger os ecossistemas do surf.
Publicado o Estudo sobre o impacto da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
As Recomendações para as outras Reservas e World Surf Cities também já se
encontram disponíveis
Apresentação de Juanma Murua deu o mote para painel de reflexão rico e aceso.
O principal destaque vai para a apresentação do estudo sobre o impacto da Reserva Mundial de Surf na última década.
Ericeira World Surfing Reserve
O “Guardião da Reserva Mundial de Surf da Ericeira” faz o apelo coletivo à preservação ambiental: todos – dentro e fora de água – somos guardiões deste património único que são ondas. A escultura, hoje inaugurada, está instalada no miradouro de Ribeira d’Ilhas, a mais mediática e cosmopolita das sete singulares ondas que constituem a primeira Reserva da Europa e a segunda do mundo.