Uma rede de cooperação entre cidades onde existe uma estratégia para desenvolver o surf como atividade sustentável geradora de riqueza.
• Gestão do turismo de surf
• Cooperação entre cidades
• Desenvolvimento e emprego
• Partilha de conhecimento
Uma cidade de surf é uma área urbana onde o surf, a cultura do surf e o emprego nas indústrias relacionadas com o sector do surf constituem uma parte significativa da base económica, social e de base da cidade e onde existe uma indústria do surf formalmente reconhecida pela administração da cidade.
Os elementos a ter em consideração numa surf city são: localização, recursos naturais e dimensão da população, indústria (concepção e fabrico de pranchas de surf, têxteis, acessórios e equipamentos e comércio a retalho), serviços (surf turismo, clubes de surf, competições e eventos de surf , educação e formação relacionada com o surf, surf media, mercado de agência imobiliária relacionado com o surf, etc.), a cultura do surf (número de surfistas e associações e federações de surf, cultura do surf, história e ícones do surf na cidade) e reconhecimento da administração da cidade sobre a importância da indústria do surf e sua promoção.
A WSCN procura promover a atividade económica local (indústria, turismo e empregos locais) por meio do surf, compartilhando conhecimento de ideias e cooperando em projetos entre cidades do surf. A Rede é liderada pela cidade de San Sebastian que possui ampla experiência em gestão da inovação.
São dezasseis as World Surf Cities existentes na Europa, América, América e Australásia que compõem actualmente a Rede. Todas elas compartilham o interesse no aprimoramento competitivo local através do surf.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA REDE DAS WORLD SURF CITIES?
A cidade de São Sebastião promoveu a criação da Rede Mundial de Cidades do Surf e lidera a secretaria técnica para a coordenação de suas atividades. Todas as cidades da Rede fazem parte do Comitê Gestor.
As cidades da Rede celebram uma reunião anual para apresentação dos resultados anuais e aprovam as atividades do plano para o ano seguinte. O evento de lançamento da Rede aconteceu em San Sebastian em novembro de 2011.
A Rede possui um plano estratégico e um plano anual de ações.

Temática transversal ao evento comemorativo do 10o aniversário da Reserva Mundial de Surf foi dissecada nesta última Digital Talk.

Ciclo de conferências do evento comemorativo do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf encerra com temática transversal a todo o projecto.