O Ericeira WSR+10 vai encerrar o seu ciclo de conferências no dia 10 de Novembro (Quarta-feira) com uma Digital Talk dedicada à Sustentabilidade, conceito que constitui o denominador comum deste projecto.
A quinta e última conferência (dum ciclo de cinco, iniciado em Junho) do projecto promovido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) para comemorar o 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira – RMSE tem como título “Por uma Reserva Mundial de Surf da Ericeira + Sustentável”.
digital talk vai contar com intervenção de Maria da Graça Carvalho, uma das eurodeputadas mais importantes do Parlamento Europeu
Esta conferência vai ter como principal foco as diferentes linhas de acção que caracterizam a sustentabilidade e as potencialidades do oceano e do surfing enquanto ferramentas de promoção da sustentabilidade ambiental, social e económica, sob a forma de operacionalização e concretização dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Os seus objectivos passarão por consciencializar o público em geral, praticantes de desportos outdoor e o poder político sobre algumas das dimensões que envolvem o conceito da sustentabilidade, gerando debate sobre a respectiva aplicação na Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

Esta iniciativa, que será realizada de manhã e à tarde, vai desenrolar-se em redor de quatro painéis, cada um dos quais com oradores de variadas áreas de estudo, desde o design à literacia do oceano, passando pela fotografia subaquática e a economia azul. Os moderadores serão os jornalistas Miguel Pedreira e João Valente.
As portas da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, bem no centro da Ericeira, vão abrir-se pelas 9 horas e a conferência irá desenrolar-se até às 18:15. A iniciativa voltará a ser realizada num formato misto, entre o presencial e o digital, com transmissão pelo YouTube do ESC e pela plataforma online scoocs.co.

Destaque-se a intervenção inicial de Maria da Graça Carvalho, uma das eurodeputadas mais importantes e reputadas do Parlamento Europeu, com forte intervenção nas áreas da Inovação, do Digital e da Sustentabilidade. Esta embaixadora do projecto Ericeira WSR+10 apresentará o desafio da sustentabilidade numa perspetiva europeia, assim como a sua visão sobre os caminhos a percorrer numa lógica de eficiência colectiva para a resolução dos principais desafios ambientais que a nossa sociedade enfrenta e o contributo do desporto para este objectivo.
De seguida entrará em cena o painel inicial, composto por Raquel Gaspar, Miguel Blanco, Maria Cristina Antunes e Nuno Vasco Rodrigues, que debaterá “O Potencial da Literacia do Oceano”. Um Surf Break separará este painel do seguinte, que pensará a “Produção e Biodiversidade”, sendo composto por Álvaro Sardinha, Rita Sá, Joana Lia Ferreira, Bárbara Maurício e David Camocho.
A partir das 14:30 horas, já depois da pausa para almoço, haverá lugar a outros dois painéis de reflexão e debate, que serão antecedidos pela perspectiva da Associação dos Amigos da Baía dos Coxos sobre o início da RMSE, comunicada por Tiago Matos, representante da AABC, outra das entidades que integram o Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE.
especialistas de variadas áreas juntos numa iniciativa realizada sob o signo da sustentabilidade
No terceiro painel estará em foco o tema “Surfing: educação, eventos e carga”, através dos seguintes especialistas: Ana Vaz, Ricardo Nogueira Mendes, João Fonseca Ribeiro e Rute Grilo Martins. A finalizar os painéis, Juanma Murua, Carlos Pereira da Silva, Joaquim Casado e António Abreu falarão sobre “A Reserva no presente a olhar o futuro”.
Após a conclusão destes quatro painéis, Pedro Bicudo (representante da SOS – Salvem o Surf, entidade que integra o Conselho Restrito do Conselho Municipal da RMSE) irá partilhar a perspectiva da SOS sobre o início da Reserva Mundial de Surf da Ericeira e o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, discursará sobre a mesma RMSE. Seguidamente, caberá a Miguel Toscano – Director da área de Inovação e Redes Colaborativas do Ericeira Surf Clube – encerrar a sessão de trabalhos.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objectivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respectivas paisagens e ecossistemas. As entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.
O Ericeira WSR+10 é um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra.
Todas as informações relevantes sobre o Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, no site oficial do evento e nas respectivas redes sociais.
O Ericeira WSR+10 conta com o apoio da Fonte Viva, Açai Native e Matadouro Beach Bar, bem como a divulgação dos seguintes Media Partners: Antena 1, Fuel TV, Visão, Beachcam, SurfTotal, Vert, SurfZine, Mafra TV, Rádio do Concelho de Mafra, O Carrihão, AZUL – Ericeira Mag e O Ericeira.