LACANAU SURF CLUB
LACANAU
FRANÇA
O Lacanau Surf Club é uma instituição de surf fundada por um grupo de amigos em 1968.
Tudo começou com um pequeno bungalow na praia de Lacanau, a 50kms de Bordéus, com poucos rapazes que tentavam domar ondas fortes, surgindo também as primeiras aulas de surf

Em 1979, decorre a primeira edição do Lacanau Pro, que mais tarde se tornaria numa das mais marcantes provas da ASP (agora WSL) na Europa e que em 2019 celebrou os seus 40 anos.
Em 1990, o Lacanau Surf Club e uma de suas atletas na época, Claire Noël, desenvolveram um método de ensino de surf para crianças, o “Jardin des Vagues”, a partir dos 5 anos, que os introduziu ao surf, mas também ao o oceano.
Em 1991, o clube organizou o Campeonato Europeu de Surf Amador e em 1992 o Campeonato Mundial de Surf Amador reunindo 35 países e mais de 300 participantes. Lacanau confirma assim a sua reputação mundial na área do surf. Neste ano surge também na nossa vila, a “Maison de la glisse” (Casa do Surf), a primeira em França.
Em 2005, foram dados os primeiros passos na sensibilização ambiental e nasceu o programa “Surf’in Nature”.
Porque amamos a nossa terra, as nossas ondas e o nosso desporto procuramos envolver todo o público com uma consciência e preocupação com o meio ambiente.
Nosso principal objetivo é compartilhar o surf, incentivando que os amantes do oceano possam surfar independentemente das suas idades.
A equipe do LSC, geração após geração, aumenta suas qualidades de coaching com treinos corporais, conhecimentos sobre o oceano e prática de surf para conseguir acompanhar a progressão desde os iniciantes aos competidores e também aos deficientes.
Abrimos a mente e o corpo para diferentes atividades com o objetivo de completar a nossa prática de surf com stand up paddle, bodyboard, bodysurfing, mas também com natação, skateboard, ioga, ciclismo e muito mais.
Entre os competidores do clube, podemos citar aqueles que marcaram a nossa História:
Gisèle Bidon, Nadège Guillet, Thierry Fernandez (vencedor do Lacanau Pro 82, campeão europeu e francês), Yann Martin (vice-campeão da ” Europa, 3x campeão do surf da França), Bérangère Planté (campeão da França), Damien Nöel (campeão do surf júnior da França), Justine Dupont (membro do Tour Mundial de Surf, campeão da Europa, França, surf e longboard), Pascal Basurko ( Campeão europeu júnior de bodyboard), Cédric Grèze (campeão francês de bodyboard), Christophe Lalande (campeão europeu júnior de surf), Adrien Valéro (finalista da França e Europa), Nathan Hèle, Yannick Gauthier (instrutor LSC), Jérèmy Boisson, Eric Leroy e Sarah Burel (campeão múltiplo de surf tandem mundial, europeu e francês).