Terminou há uma semana o Main Event do Ericeira WSR+10, o projecto desenvolvido pelo Ericeira Surf Clube para comemorar o 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira. Ao longo de cinco dias a Praia do Matadouro foi palco de sessões de surfing, shaping de pranchas de surf ao vivo, workshops (economia circular, biologia marinha e arte com lixo costeiro), yoga, música ao vivo e várias outras actividades formativas e lúdicas.
Há uma década, no dia 14 de Outubro de 2011, a Ericeira foi consagrada como a segunda Reserva Mundial de Surf do Mundo pela organização internacional Save The Waves Coalition. 10 anos depois, Ribeira d’Ilhas voltou a acolher vários momentos carregados de simbolismo, entre os quais o descerramento de uma placa evocativa, tendo sido entregue pelo presidente da Junta de Freguesia da Ericeira (Filipe Abreu) uma réplica desta mesma placa ao presidente do Ericeira Surf Clube, Miguel Barata de Almeida.
O Main Event não se esgotou nesta efeméride: entre os dias 11 e 15 de Outubro, o EWSR+10 proporcionou dezenas de iniciativas aos participantes oriundos das comitivas parceiras, provenientes de diversos países europeus. O balanço foi extremamente positivo, tendo superado as expectativas tanto por parte da organização do evento como das delegações nele participantes.