Durante o main event do projecto Ericeira WSR+10 (a decorrer em breve, entre os dias 11 e 17 de Outubro) as comitivas europeias que virão à Ericeira celebrar o 10º aniversário da única Reserva Mundial de Surf (RMS) europeia não se vão limitar a passear, deslizar nas ondas e entoar os “parabéns a vocês” a esta jóia portuguesa.
Ao longo da estadia, os participantes no programa promovido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) e seus parceiros irão também receber – em formato presencial – uma formação desenhada propositadamente para o momento mais alto deste evento de cariz europeu.
Sob o título “Do Surfing à Sustentabilidade”, este curso apresenta uma mão cheia de módulos:
1- Surfing & World Surfing Reserve (focado particularmente na Reserva Mundial de Surf da Ericeira);
2- Sustainability’s Environmental Pillar;
3- Sustainability’s Social Pillar;
4- Sustainability’s Economy Pillar;
5- Making a difference within local surfing communities.
Estes conteúdos vão desenvolver-se em diversas sub-unidades com variados conteúdos formativos que irão permitir aos participantes desenvolverem competências nas temáticas ministradas.
O curso foca-se especialmente nas relações existentes entre o surfing e as comunidades sustentáveis, enquanto estilo de vida que deve ser vivido e experienciado com uma relação directa com valores e práticas sustentáveis – o que pode transformar os surfistas e as organizações ligadas ao surfing em activistas cruciais para melhorar os ecossistemas e as respectivas comunidades.
o curso pretende transformar os surfistas em activistas cruciais para melhorar os ecossistemas e as respectivas comunidades
As expectáveis competências de saída para os participantes nesta formação dividem-se em cinco resultados principais: reconhecer a missão e o papel de uma Reserva Mundial de Surf e o potencial do surfing para contribuir para o desenvolvimento sustentável; interpretar o surfing como uma ferramenta para a protecção ambiental; interpretar o surfing como uma ferramenta para promover um significativo impacto nas comunidades; interpretar o surfing como uma ferramenta para desenvolver uma economia circular, verde e azul; e ainda definir uma visão clara sobre a necessidade da sustentabilidade nas comunidades surfistas.
O curso não se esgota, contudo, na semana do main event do EWSR+10.
Após o fecho deste projecto, que está previsto acontecer entre o final do presente ano e o arranque de 2022, o framework da formação (ou seja, a respectiva base curricular) será transformado num curso online de carácter gratuito a disponibilizar na plataforma de e-learning da Qantara Sports (Development Partner deste projecto e responsável pela supervisão académica e pedagógica deste mesmo curso), bem como no site oficial do projecto. Este curso online será também acompanhado por um manual didáctico de apoio que está neste momento em elaboração e para o qual o respectivo framework serve de referência curricular.
De acordo com Bruno Avelar Rosa, representante da Qantara Sports, “o curso exigirá uma dedicação de 25 horas e está desenhado de acordo com os preceitos do modelo pedagógico de desenvolvimento de competências, sendo levado a cabo junto dos participantes numa lógica de criação de uma comunidade de prática em redor da relação entre o surfing e a sustentabilidade”.

O Ericeira Surf Clube pretende que o framework desta formação – que se encontra em inglês por ter sido realizado, em primeira análise, para aplicar junto das comitivas estrangeiras participantes no evento –, sirva também como base de futuras formações certificadas a realizar em Portugal e não só.
Este projecto, que resulta duma candidatura do ESC ao programa Erasmus+Sport da Comissão Europeia, terá alguns dos seus momentos mais marcantes na semana de 14 de Outubro de 2021, data da consagração da Ericeira como Reserva Mundial de Surf, com um evento que contará com a presença de várias comitivas de parceiros europeus.
o framework da formação poderá servir como base para futuras formações certificadas a nível nacional e internacional
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objectivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respectivas paisagens e ecossistemas. As entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.
O Ericeira WSR+10 é um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra.
Todas as informações relevantes sobre o Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, no site oficial do evento e nas respectivas redes sociais.
O Ericeira WSR+10 conta com os seguintes Media Partners: Antena 1, Fuel TV, Visão, Beachcam, SurfTotal, Vert, SurfZine, Mafra TV, Rádio do Concelho de Mafra, AZUL – Ericeira Mag e O Ericeira.