Ericeira WSR+10 aproveita a “época alta” para debater como pode o Turismo de Surf servir o território e a comunidade dum destino sustentável

Date

A terceira Digital Talk do evento comemorativo do 10o aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira será realizada no dia 28 de Julho no Parque de Santa Marta.

Vai realizar-se na Quarta-feira a terceira conferência (dum ciclo de cinco) do projecto Ericeira WSR+10, desenvolvido pelo Ericeira Surf Clube (ESC) para celebrar o 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira – RMSE. O título desta Digital Talk agendada para o dia 28 de Julho é “Surfing Tourism”.

Desta vez será o Parque de Santa Marta, onde decorre o Portuguese Surf Film Festival entre 23 de Julho e 1 de Agosto, a receber a iniciativa. A partir das 14 horas a questão que estará no centro das atenções será “Como pode o Turismo de surf servir o território e a comunidade dum destino sustentável? Aplicação ao caso da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.”

Depois de duas conferências na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, o Parque de Santa Marta será o palco da 3º Digital Talk EWSR+10

A iniciativa, dividida em dois momentos, será realizada num formato misto – entre o presencial e o digital, com transmissão pelo Facebook do ESC – devido ao actual contexto pandémico e contará com diversos especialistas.

Na primeira parte desta sessão, que durará cerca de duas horas, irão intervir Célia Batalha Fernandes (Vereadora da Câmara Municipal de Mafra nas áreas da Diplomacia Económica, Desporto, Mar e Turismo), Filipa Cardoso (Directora de Comunicação e Marketing Digital do Turismo de Portugal), João Paulo Jorge (Investigador do Núcleo de Investigação em Surfing e docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria), Frederico Teixeira (Event Manager da Ocean Events e World Surf League em Portugal) e José Maia, Consultor da GMT Hospitality.

Seguir-se-á um período de perguntas e respostas, após o qual um “Surf-Break” separará a primeira parte desta conferência (com um carácter mais expositivo) da etapa complementar, que se desenrolará em formato de mesa redonda.

Um Surf-Break separará a primeira parte da conferência de um período de reflexão e debate sobre o futuro do turismo de surf na Ericeira

O objectivo deste segundo período será reflectir e debater o futuro do turismo de surf na Ericeira, procurando responder a três questões bastante pertinentes: “Quem? O perfil do turista de surf na Ericeira: O actual, o esperado e o desejado”; “Porquê? Qual a motivação do turista e que vantagem competitiva a Ericeira oferece?”; e ainda “O quê? Que recursos e serviços devem construir a experiência do turista de surf na Ericeira?”

Esta segunda parte da conferência contará com as participações de Margarida Antunes (Vila Galé Ericeira), Alexandre Grilo (Lapoint Travel), Francisco Ourique (2ii), Filipa Cardoso (Turismo de Portugal), João Paulo Jorge (ESTM-IPL), Frederico Teixeira (Ocean Events / WSL) e José Maia (GMT Hospitality), sendo moderada por Miguel Pedreira, Jornalista da Surf Portugal, Fuel TV e Sport.

De acordo com José Maia, responsável pela organização desta conferência, “o momento que se vive no turismo internacional é de progressiva retoma. Na justa medida em que a imunização dos mercados emissores e receptores avança e as restrições à mobilidade vão sendo levantadas, o travel intent tem-se manifestado. Mas o regresso à normalidade é antes a construção de uma nova normalidade. O trabalho remoto criou hábitos e ofereceu aos millennials e à geração Z um estilo de vida com que já ambicionavam – o de trabalhar sem comprometer onde se quer estar. Acresce que a pandemia da COVID-19 não constituirá uma excepção aos padrões de consumo de viagens e turismo pós-epidémicos deste século, em que a procura privilegiou destinos e experiências no meio natural, adoptando actividade física e hábitos mais saudáveis. Por fim, o turismo in-market será o primeiro a retomar, favorecendo deslocações curtas, sem necessidade de controlo fronteiriço, evitando escalas e longas horas de viagem em cabines cheias. Estes três factores por si já criam uma oportunidade para que um destino de surf europeu, acessível, competitivo e sustentável consiga florescer na indústria do turismo. É uma oportunidade para a Ericeira.”

O consultor da GMT Hospitality acrescenta que “paralelamente ao estudo do impacto da Reserva Mundial de Surf da Ericeira nos últimos 10 anos, a conferência Surfing Tourism pretende reunir agentes que contribuam para descrever o passado e o presente, prever o futuro e prescrever recomendações para que a Reserva seja um destino sustentável. Pretendemos entender como está Portugal a promover-se como destino de surf, o impacto desta actividade no desenvolvimento dos territórios que a acolhem e em que medida o surf está previsto nos planos de ordenamento do território e outros instrumentos governativos de planeamento. Trataremos de comparar o estágio de desenvolvimento do turismo de surf em Portugal com o de outros destinos ou modalidades. E tentaremos antecipar o futuro do turismo de surf no país. É neste enquadramento global que vamos olhar para a realidade do turismo de surf na Ericeira, com o objectivo de produzir orientações que contribuam para que a Ericeira World Surfing Reserve seja uma comunidade e um território em equilíbrio e um caso de sucesso em turismo sustentável.”

O encerramento da Digital Talk está marcado para as 18 horas. Após esta terceira conferência estão previstas mais duas no âmbito do EWSR+10: “A RMSE & o Desporto e a Actividade Física”, a 23 de Setembro; e, para terminar, “A RMSE & a Sustentabilidade” no dia 8 de Novembro.

O projecto Ericeira WSR+10, que resulta duma candidatura do ESC ao programa Erasmus+Sport da Comissão Europeia, terá alguns dos seus momentos mais marcantes na semana de 14 de Outubro de 2021, data da consagração da Ericeira como Reserva Mundial de Surf, com um evento que contará com a presença de 11 comitivas de parceiros europeus.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é a única existente no continente europeu, integrando uma rede global sob a tutela da Save the Waves Coalition, associação internacional que criou este programa com o objectivo de preservar e promover regiões costeiras com ondas de qualidade ímpar – na Ericeira trata-se duma faixa costeira de 13 quilómetros que inclui sete ondas de características únicas (Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço), as respectivas paisagens e ecossistemas. As entidades Guardiãs da RMSE são a Câmara Municipal de Mafra, o Ericeira Surf Clube, a Associação dos Amigos da Baía dos Coxos e a SOS – Salvem o Surf.

O Ericeira WSR+10 é um evento promovido pelo Ericeira Surf Clube e financiado pela Comissão Europeia, contando com o apoio do Município de Mafra.

Todas as informações relevantes sobre o Ericeira WSR+10 podem ser consultadas online, no site oficial do evento e nas respectivas redes sociais.

O Ericeira WSR+10 conta com os seguintes Media Partners: Antena 1, Fuel TV, Visão, Beachcam, SurfTotal, Vert, SurfZine, Mafra TV, Rádio do Concelho de Mafra, AZUL – Ericeira Mag e O Ericeira.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

MAIS
notícias