Uma rede de cooperação entre cidades onde existe uma estratégia para desenvolver o surf como atividade sustentável geradora de riqueza.

• Gestão do turismo de surf
• Cooperação entre cidades
• Desenvolvimento e emprego
• Partilha de conhecimento

Uma cidade de surf é uma área urbana onde o surf, a cultura do surf e o emprego nas indústrias relacionadas com o sector do surf constituem uma parte significativa da base económica, social e de base da cidade e onde existe uma indústria do surf formalmente reconhecida pela administração da cidade.

Os elementos a ter em consideração numa surf city são: localização, recursos naturais e dimensão da população, indústria (concepção e fabrico de pranchas de surf, têxteis, acessórios e equipamentos e comércio a retalho), serviços (surf turismo, clubes de surf, competições e eventos de surf , educação e formação relacionada com o surf, surf media, mercado de agência imobiliária relacionado com o surf, etc.), a cultura do surf (número de surfistas e associações e federações de surf, cultura do surf, história e ícones do surf na cidade) e reconhecimento da administração da cidade sobre a importância da indústria do surf e sua promoção.

PORQUÊ UMA REDE MUNDIAL DE SURF CITIES?

A WSCN procura promover a atividade económica local (indústria, turismo e empregos locais) por meio do surf, compartilhando conhecimento de ideias e cooperando em projetos entre cidades do surf. A Rede é liderada pela cidade de San Sebastian que possui ampla experiência em gestão da inovação.

São dezasseis as World Surf Cities existentes na Europa, América, América e Australásia que compõem actualmente a Rede. Todas elas compartilham o interesse no aprimoramento competitivo local através do surf.

OBJECTIVOS A ATINGIR

Melhorar o posicionamento das cidades membros da rede como destinos de surf turismo.
Promover a criação de novas empresas locais ligadas ao surf.
Contribuir para o conceito de “turismo de surf ligado à fruição da cidade”.
Melhorar de forma colaborativa a definição e implementação de estratégias locais para o desenvolvimento do sector do surf.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA REDE DAS WORLD SURF CITIES?

A cidade de São Sebastião promoveu a criação da Rede Mundial de Cidades do Surf e lidera a secretaria técnica para a coordenação de suas atividades. Todas as cidades da Rede fazem parte do Comitê Gestor.

As cidades da Rede celebram uma reunião anual para apresentação dos resultados anuais e aprovam as atividades do plano para o ano seguinte. O evento de lançamento da Rede aconteceu em San Sebastian em novembro de 2011.

A Rede possui um plano estratégico e um plano anual de ações.

CIDADES

Ericeira

ERICEIRA - PORTUGAL

Viana do Castelo – Portugal

San Sebastian – Espanha

Lacanau – França

Las Palmas - Canárias – Espanha

Santos – Brasil

Vina d'El Mar – Chile

Arica – Chile

Huanchaco – Peru

Miraflores – Peru

Montanita – Equador

Salinas – Equador

Durban - África do Sul

Notícias