SURF CLUB SYLT
SYLT
ALEMANHA
Sylt é o berço da cultura do surfe alemã: no início da década de 1950, os salva-vidas fizeram as suas primeiras tentativas para surfar nas suas pranchas salva-vidas.

FUNDAÇÃO DO CLUBE
Em 1966 foi fundado o “Surf Club Sylt”, o antecessor da atualidade, ao qual vários surfistas de Sylt aderiram e se mantiveram durante vários anos.
Desde aquela época que um grupo relativamente pequeno de surfistas locais manteve o desporto, embora o surf em Sylt nos anos 80 e 90 fosse mais aproximado ao windsurf. A moda do surf estava disponível apenas nas revistas americanas na época. Os primeiros fatos de surf foram entregues diretamente na ilha por Jack O’Neill, da Califórnia, no mesmo ano.
Os jovens, os chamados “jovens surfistas” em torno de Jürgen Hönscheid, viram os salva-vidas de Sylt nas ondas e a partir de então não mais se afastaram das viaturas de resgate e das ondas do Mar do Norte. Os “meninos” construíram suas “pranchas” com colchões de ar e vassouras até que os salva-vidas ficaram com pena e lhes deram suas pranchas. Naquela época, foi lançada a pedra fundamental para a carreira de surfista da família Hönscheid.
Nos anos 70 e 80 o surf já fazia parte da cultura do surf da ilha. Aqueles que puderam dirigir seu as suas VW para o sul no outono, para passar o inverno na França, Marrocos, Portugal ou nas Ilhas Canárias e voltar para a ilha na primavera bronzeados. Ainda hoje esta “escapadela de inverno” é o melhor “modo de vida” para muitos surfistas em Sylt. E como diz o ditado: “Quem já aprendeu a surfar em Sylt consegue surfar em qualquer lugar!”
O que se seguiu, foi o nascimento do primeiro cenário de surf alemão, a partir do colorid de ilhéus de Sylt, que foi sendo preservado e desenvolvido ao longo de várias gerações até hoje.
A NOSSA MISSÃO
O Surf Club Sylt (SCS) é uma associação sem fins lucrativos, oferece um ponto de contacto central para esta cultura em Sylt, e tem como missão manter e promover as suas tradições. Através do clube, os surfistas têm a oportunidade de fazer valer e representar os seus interesses comuns na ilha.
OBJETIVOS E TAREFAS
O Surf Club Sylt representa a comunidade dos surfistas de Sylt;
Existem três focos principais: trabalho com jovens, promoção da consciência de conservação da natureza, representação dos interesses de Sylt em relação a eventos turístico-comerciais em torno do surf.
- TRABALHO JOVEM
Como ponto de contato para crianças e jovens Sylt, o clube pretende oferecer a participação numa cultura social rica e estabelecida, que se caracteriza pela tolerância, cosmopolitismo e ênfase na saúde física. Os descendentes locais devem ser incentivados a trocar a consola de jogos por uma vida ativa em sociedade. Respeito, solidariedade e segurança no mar estão claramente em primeiro plano aqui.
- CONSCIÊNCIA DE CONSERVAÇÃO
O surf ocorre exclusivamente em contato próximo com a natureza. Esta proximidade, em particular, desempenha um papel decisivo e importante em relação à vida quotidiana. O SCS gostaria de motivar os seus membros a realizarem esta solidariedade, que tem sido comprovada pelo surf, para além do contexto desportivo e a apoiar ao máximo as iniciativas locais de conservação da natureza e a expandi-las socialmente.
- EVENTOS DE SURF
Os primeiros eventos orientados para ondas já ocorreram em Sylt com grande interesse. Como ponto central de contato, o SCS gostaria de garantir que os interesses locais dos organizadores sejam protegidos. O objetivo é desenvolver eventos em regime de cooperação com empresas interessadas que – em troca da utilização da imagem Sylt – beneficiem a sociedade local.
IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Como uma iniciativa sem fins lucrativos, o clube não está na sua fase de desenvolvimento, o mais tardar desde que a sede do clube foi concluída. A base de sócios em constante crescimento tem fornecido continuamente uma base financeira, mas a associação não estaria lá hoje sem o compromisso voluntário, os muitos apoiantes e patrocinadores.
Desde a sua fundação em 2008, o Surf Club Sylt eV tem evoluído positivamente ao nível da dimensão e dos vários projectos, pelo que a comunidade de surf de Sylt também tem vindo a crescer de forma constante. A construção da sede do clube mostrou não só a estabilidade do clube enquanto tal e a força da cooperação, mas também o que pensam os ilhéus e as respectivas instituições em relação ao SCS.
Mas também no futuro vamos contar com a ajuda e apoio financeiro do povo de Sylt para realizar novos projetos e para promover os jovens de Sylt. Somente por meio de doações o SCS e V pode contribuir de forma construtiva para a vida em Sylt.
“Sylt é o berço da cultura do surf alemã, e o surf sempre foi parte integrante dela.”
O INICIO DO SURF EM SYLT
Na Alemanha o surf começou no início dos anos 50 – em Sylt!
Em 1953, os salva-vidas de Sylt receberam as suas primeiras pranchas, que eram bastante inadequadas para o surf. As pranchas pesavam cerca de 50kg, não tinham curvatura, sem quilha e certamente sem leash. No entanto, Uwe “Nöger” Drath (nascido em 1927) começou suas primeiras tentativas de surf com estas pranchas na praia em Westerland.
Dieter e Uwe Behrens, Walter Viereck, Gaston Surtmann, Falk Eitner e muitos outros foram de seguida infectados com o “vírus do surf” e no início dos anos 60 introduziram um aspecto decisivo da cultura do surf de Sylt ao fazeram as suas primeiras viagens ao Sul de França, durante os meses de inverno da costa atlântica e compraram as suas primeiras “pranchas de surf de verdade”.